quarta-feira, 10 de abril de 2013

Exploração desmedida de Ouro na província de Manica!











Quem conheceu o povoado de Fenda há uns anos atrás sabe a reviravolta que o mesmo sofreu, tal facto deve-se a descoberta constante do ouro que abunda naquelas terras. Situada na província de Manica (zona centro do país) a população daquele povoado abandonou a agricultura para se dedicar a mineração (i)legal.
 

No local não há distinção entre o ser mulher, homem ou criança ou ter 12, 25 ou 45 anos. A mineração é na realidade uma actividade que atrai muita gente e é considerada causadora de migrações tanto para os nacionais quanto para os estrangeiros, principalmente os oriundos do Zimbabwe.

A recolha do ouro é bastante incerta, existem dias melhores que outros naquela aldeia, mas mesmo assim, os habitantes olham para esta actividade como um emprego que lhes poderá melhorar as condições de vida e proporcionarem um sustento para as suas famílias.

Contudo, há aspectos que saltam a vista de qualquer pessoa que se desloque para aquele lugar, as condições deploráveis de trabalho a que estão sujeitas aquelas pessoas. Não tem nenhum tipo de equipamento, portanto, arriscam a própria saúde, estão sujeitas a soterramento que tem sido frequente naquele local e como não poderia deixar de ser contaminam por via do mercúrio os cursos de água existentes naquele local.

Todo este cenário acontece com o consentimento dos órgãos que em princípio deveriam fiscalizar aquela actividade, mas, limitam-se apenas a classifica-la como ilegal. Afinal porque tanto receio por parte destes órgãos em suspender esta actividade, uma vez que é ilegal? Quem estará a tirar dividendos do trabalho efectuado por estes agricultores/Garimpeiros? Não seria esta uma das maneiras de se reduzir a ajuda externa?

Deixo estas perguntas para reflexão.

 
 
 
 

1 comentário:

  1. Ola chamo-me Beatriz adorei ver esse assunto a ser abordado é necessário que OS órgãos administrativos entrem em ACÇÃO, pois esse é um problema grave no que diz respeito ao ambiente e a própria saúde desses homens e mulheres...

    ResponderEliminar